Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Depois de um longo tempo de espera e uma série de adiamentos, finalmente a Novo Modelo de Placas Mercosul saiu da gaveta. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicou no Diário Oficial, a resolução que determina, finalmente, que os veículos brasileiros tenham placas no padrão Mercosul a partir do primeiro dia de Setembro. Muitas dúvidas surgem sobre o assunto e, por isso, vamos elencar neste artigo as principais mudanças e como este processo vai correr por todo o Brasil.

O que é o Novo Padrão Mercosul?

O famoso Padrão Mercosul quer dizer que o Brasil terá que adotar o mesmo tipo de placa que os outros países pertencentes ao grupo já utilizam. A Argentina e o Uruguai, por exemplo, já emplacam seus carros seguindo o Novo Modelo de Placas Mercosul, que lembra um pouco o estilo das placas utilizadas pela União Europeia.

Hoje em dia, o Brasil segue um estilo de identificação composto por três letras, quatro números, sigla do estado e o nome da cidade, certo? Na Novo Modelo de Placas Mercosul, essas serão as principais alterações, pois ele sugere que a placa tenha quatro letras e três números que não seguirão uma ordem fixa. A exceção é o último caractere, que deverá ser um número para não atrapalhar esquemas já existentes de rodízios de veículos em algumas cidades, como são Paulo.

 

novo modelo de placas

Na parte de cima da nova placa dos veículos, em um fundo azul, aparecerá o nome Brasil e a bandeira, em tamanho discreto, do país. O estado será identificado de maneira diferente, também através de bandeira localizada à direita das letras e números, com o brasão do município aparecendo logo embaixo. O fundo da placa será parcialmente branco, tendo variação somente na cor da moldura e dos caracteres. A Novo Modelo de Placas Mercosul terá as mesmas dimensões da placa adotada anteriormente, ou seja, continuarão com 40×13 cm.

Outra mudança importante é que as letras e os números não terão cores iguais em todos os veículos, elas irão mudar de acordo com a categoria do carro. Confira qual será a cor da placa do seu veículo:

  • Carros particulares terão letras e números na cor preta;
  • Táxis, veículos comerciais e carros de aprendizagem terão a cor vermelha;
  • Carros oficiais virão com placas com caracteres azuis;
  • Carros diplomáticos com cor dourada;
  • Veículos especiais como os usados para teste de fabricantes terão a cor verde;
  • Carros de colecionador terão placa com letras e números na cor prata

As motocicletas também terão que seguir o Novo Modelo de Placas Mercosul, mas com o tamanho diferenciado: 20×17 cm.

A Novo Modelo de Placas Mercosul e a segurança

A Novo Modelo de Placas Mercosul terá alguns itens de segurança, entre eles a marca d’água com os nomes Brasil e Mercosul, além de uma tira holográfica no lado esquerdo parecida com aquelas existentes nas notas de R$ 50 e R$ 100.

A intenção é dificultar fraudes, obviamente. Atualmente quase tudo tem chip, não é mesmo? Com as placas não será diferente. O chip será compatível com o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav). Assim, ao passar pelas antenas instaladas nas ruas, informações sobre chassi, modelo, ano e placa serão passadas aos órgãos de trânsito, igual ao que acontece na cobrança automática de pedágios nas principais vias.

No total, serão 450 milhões de combinações alfanuméricas (a serem compartilhadas entre todos os países do Mercosul), bem mais do que as 175 milhões de possibilidades das atuais placas brasileiras, que utilizam um conjunto fixo de três letras seguidas por quatro números.

Quais estados já adotaram o Novo Modelo de Placas Mercosul?

novo modelo de placas (2)

O Rio de Janeiro foi o primeiro a adotar a nova placa, desde o dia 11 de setembro de 2018 o estado emplaca carros com o novo padrão. Já para os outros estados, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) estipulou o dia 1° de dezembro de 2018 como data limite para que os Detrans dos outros 25 estados e do Distrito Federal passem a fazer o emplacamento no novo padrão.

Os 27 Detrans do País estão em processo de homologação de sistemas para a introdução do novo modelo de placa desde o dia 1º de agosto. Assim que concluírem a tarefa, começarão a operar, como fez o Rio de Janeiro. Minas Gerais, Goiás, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rondônia e Acre já estão adiantados nesse processo.

Quem deve alterar a placa do veículo para o Novo Modelo de Placas Mercosul?

A partir da introdução do Novo Modelo de Placas Mercosul pelo Detran de cada Estado, todos os carros novos emplacados passarão a receber apenas a placa nova. Para o veículo usado, a mudança só será obrigatória quando ele tiver sua propriedade transferida para um novo dono, ou em caso de transferência de município pelo mesmo proprietário. Caso nenhuma dessas situações ocorra, o proprietário do veículo tem liberdade de realizar a troca para o Novo Modelo de Placas Mercosul assim que desejar.

Qual será o custo do Novo Modelo de Placas Mercosul?

Estima-se que o valor para todos os estados não seja alterado de forma brusca. No Rio de Janeiro, por exemplo, não houve nenhum reajuste de valores na fabricação das novas placas. Porém, vale lembrar que os valores serão definidos pelos fabricantes credenciados de cada estado.

Segundo o Denatran, mais de 100 empresas de todo o Brasil já deram entrada nos seus processos de credenciamento. Das oito primeiras empresas habilitadas, duas são do Rio Grande do Sul. Ainda na região Sul, foi credenciada uma empresa instalada em Joinville. As outras habilitadas funcionam no Rio de Janeiro, Goiânia, São Francisco do Guaporé, Santana do Parnaíba e em São José da Lapa.

Texto: Pemavel Veículos.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
89 View