Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A compra de um carro exige pesquisa, negociação e test drive. Mas, muita gente esquece de dar atenção à transferência de veículo. Essa etapa é muito importante, pois requer atenção para garantir que o processo seja feito de forma correta, ágil e, em negociações de particular com particular, para evitar golpes.

Veja no post de hoje o passo a passo para fazer a transferência de veículo após a compra de maneira segura e eficiente com revendas e com particulares.

Transferência de particular para particular

Quem compra o carro de um amigo, familiar ou em portais de anúncio, deve ficar atento ao processo de transferência e às opções que tem à disposição. Após encontrar o carro desejado, siga estes passos para fazer a transferência do carro:

1. Consulte a situação do carro no site do Detran para verificar débitos, multas, restrições judiciai e outras possíveis pendências. Essa etapa é importante para se certificar que está tudo certo com o carro e que você não terá que arcar, mais tarde, com multas ou descobrir, por exemplo, que o veículo é fruto de roubo.

 

detran-sp

Foto: Reprodução/Internet

2. Após atestar a procedência do veículo, você deve passar os seus dados para quem está vendendo o veículo, para que essa pessoa possa preencher o recibo de compra e venda do automóvel e assim seguir para a próxima etapa.

3. O dono e o comprador do carro devem ir no cartório para reconhecer firma do recibo. Não há necessidade de irem no cartório na mesma data e horário. Com o recibo reconhecido, a responsabilidade do veículo passa a ser do comprador, incluindo multas e pendências financeiras.

4. O próximo passo é fazer uma vistoria do carro em uma empresa autorizada pelo Detran, que irá fornecer o laudo necessário para a emissão de um novo documento em seu nome. Esse laudo atestará a condição legal do carro e sua liberação para rodar regularmente.

5. Com o laudo em mãos, recibo de compra e venda reconhecido e originais e cópias de RG, CPF ou CNH e comprovante de residência, procure um despachante ou Detran para efetuar a transferência do carro para o seu nome.

Após dar entrada com a documentação no Detran ou despachante, o prazo para concluir a transferência é de até 15 dias.

Transferência de revenda para particular

Agora, se você for comprar o carro de uma revenda de seminovos e usados, o processo de transferência pode mudar um pouco e costuma ser mais fácil e seguro. Veja o passo a passo.

1. Após negociar o veículo, você precisará deixar procurações e documentação autorizando a loja a realizar o processo de transferência. Em geral a transferência é feita por um despachante parceiro. Esse método faz com que o cliente ganhe tempo, pois ele não precisa levar o carro na vistoria e ir aos órgãos de trânsito – evitando enfrentar filas nada agradáveis.

transferência de veículo 3

2. Outra opção é o cliente seguir todas as etapas de uma transferência de particular para particular, o que em geral não é a alternativa escolhida por exigir muito tempo de quem está comprando – sem falar da burocracia.

Após a negociação, o prazo para transferência em revenda costuma ser a partir de 10 dias úteis. Porém, é importante lembrar que em revendas, muitas vezes o veículo está sendo transferido de uma concessionária para a loja, para então ser feita a transferência para o cliente. Se esse for o caso, esse processo pode levar mais tempo do que o usual. Para evitar surpresas, sempre pergunte sobre o prazo de transferência e como esse processo vai acontecer.

Como evitar golpes na transferência do veículo

Ao comprar um carro, principalmente de um particular, é preciso ter muita atenção para não ser vítima de um golpe. Antes de efetuar o pagamento, faça antes a vistoria em empresa autorizada pelo Detran para se certificar das questões legais do carro e das condições gerais do veículo.

Além disso, faça o pagamento apenas após o preenchimento e reconhecimento do recebido de compra e venda em cartório. Esses cuidados evitam que você faça o pagamento e o vendedor desapareça com o carro. Lembre-se: o recibo de compra e venda é o único comprovante legal da compra do veículo.

 

Fonte: Pemavel Veículos – Edição: Loyce Policastro / Netshare Marketing Criativo

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
815 View