Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Quem já dirigiu um carro SUV sabe que não tem nada igual. É exatamente por conta do conforto, espaço e versatilidade que esses veículos caíram no gosto dos brasileiros. Outro ponto que atrai os motoristas é a altura do carro em relação ao solo. O sucesso tem uma longa trajetória e hoje já dominam o mercado com diversos modelos. Mas afinal, como saber escolher o melhor SUV para cada tipo de motorista?

Você sabe o que significa SUV? Em inglês, Sport Utility Vehicle, ou veículos utilitários esportivos, os SUV tiveram inspiração nos veículos militares fabricados para a Segunda Guerra Mundial, como os famosos modelos da marca Jeep. Eles eram conhecidos por sua força e foram usados na construção civil, para puxar árvores e transportar cargas pesadas. Apesar da popularidade entre os norte-americanos nos anos 90 e 2000, os SUV da época levaram uma má fama por consumirem muita gasolina, perdendo ao longo dos anos um pouco de espaço.

Entretanto o tempo passou e as fabricantes passaram a dar um foco ainda maior no desenvolvimento de mecanismos para reduzir o consumo de gasolina e tornarem os SUV uma excelente escolha para quem busca potência e alto desempenho. Os SUVs chegaram no Brasil em 1956, com o Ford Rural Willys e desde então eles têm se tornado o queridinho de muitos motoristas. Entre 2000 e 2010, a venda de veículos utilitários aumentou 16 vezes.

melhor SUV

Hoje, nas estradas eles ganham sempre destaque por seus visuais fortes e claro pela sua presença. Os SUVs estão disponíveis em uma ampla gama de preços e tamanhos, desde modelos pequenos não muito maiores que os sedãs, até os gigantes de quatro rodas. Com tantas opções, escolher o melhor SUV vira um desafio. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você selecionar o melhor SUV sem dúvidas. Confira!

Tamanho

Um dos principais pontos que levam os motoristas a comprarem um SUV é o espaço interno do veículo. Hoje existem algumas categorias de veículos utilitários, são elas: subcompactos, pequenos, esportivos compactos, médio porte e grande porte.

O melhor SUV deve levar em conta seus hábitos e claro como sua família é composta. Se ela for muito grande, talvez uma boa escolha seja por modelos maiores que consigam acomodar confortavelmente mais pessoas. Agora se não há necessidade de tamanho e prefere priorizar outros aspectos, como consumo de combustível e potência, talvez o melhor SUV para você seja um menor, que irá ser mais econômico e mais veloz.

Potência

Como falamos no início do texto, historicamente quando surgiram no mercado automobilístico, os SUVs levavam a fama de serem muito gastadores. Mas isso mudou e hoje no mercado você encontra opções com motores extremamente potentes e que trazem alto desempenho. Para descobrir o melhor SUV, é preciso avaliar bem o peso do carro e o valor da potência do motor.

Um cálculo ideal para saber qual é o melhor SUV é fazer uma matemática básica de dividir o peso do carro pelo valor da potência. Quanto menor for o resultado, menor será o desempenho do SUV.

melhor SUV

Agora para saber qual se encaixa melhor para suas necessidades, uma boa dica é realizar um test drive. Na verdade, qualquer carro que você busca comprar, é extremamente essencial realizar um test drive. Nele você poderá avaliar o desempenho em situações adversas. Se possível, dirija por regiões com descidas e subidas.

Falando em potência, além do motor, a roda também é um ponto de atenção nos SUVs. Quanto maior for o diâmetro da roda, melhor será a absorção de imperfeições do asfalto, como buracos e ondulações. Além disso, o tamanho também influencia na vida útil das peças da suspensão, garantindo maior economia em reposição de peças.

Custo-benefício

O melhor SUV é aquele que cabe no seu bolso. Quem nunca ouviu uma frase como essa? É preciso ter claro que o investimento em um carro SUV é um pouco mais alto, dependendo do modelo escolhido. Então, na hora de avaliar o melhor SUV leve em conta o custo-benefício e claro seu poder aquisitivo. Mais do que o valor do financiamento ou do veículo em si, considere o fabricante, o consumo de combustível, além dos gastos médios em manutenção e seguro.

Se você quer economizar, a dica é investir em modelos de SUV híbridos, que podem ser abastecidos com gasolina e álcool, tornando-os mais maleáveis. Além disso, os SUVs econômicos normalmente são os movidos por um motor quatro cilindros.

Estabilidade

Todo veículo tem um centro gravitacional, o “CG”. Quanto mais baixo for o carro, mais baixo será o CG. Dessa maneira, como os SUVs são mais altos, o centro consequentemente é alto. Entretanto, as fabricantes não deixariam isso se tornar algo negativo, não é mesmo?

Por isso, quando você procura o melhor SUV é comum ouvir que eles possuem sistemas de segurança altamente desenvolvidos que o tornam mais estável. Muitos SUVs oferecem, além do ABS que é obrigatório, distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de tração e de estabilidade (ESC ou ESP), suspensão traseira independente.

Falando em segurança, já é comum encontrar modelos com mais do que 2 airbag frontais obrigatórios. Todos esses sistemas de segurança são diferenciais para selecionar o melhor SUV.

Acessórios

Um dos maiores desafios de quem quer mudar de um hatch ou sedã para um SUV está na hora de manobrar. Para isso, é importante avaliar o tipo de volante que seu novo SUV tem e o diâmetro de giro. Quanto menor for o número, melhor será a capacidade de esterçar as rodas.

melhor SUV

Além disso, quando for avaliar o melhor SUV usado, por exemplo, procure analisar o custo-benefício dos componentes extras do veículo. No caso de manobras, muitas vezes vale investir em um veículo que já possua sensores de estacionamento. Outros acessórios interessantes de se analisar são os de conectividade, os sistemas de áudio e de navegação.

Texto: Pemavel Veículos.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
156 View