Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Preços bem abaixo do mercado – essa é a principal vantagem e fator que atrai consumidores para a compra de carro de leilão. Esse negócio cada vez mais comum tem se tornado a opção de inúmeras pessoas na hora de realizar o sonho do carro novo. Entretanto, apesar de atrativo, comprar carro de leilão requer muitos cuidados e na maioria dos casos pode acabar não valendo a pena.

Se você está cogitando comprar um carro de leilão, saiba que não é o único. A procura por esse tipo de negócio tem se popularizado e crescido no país. Praticamente toda semana anúncios de novos leilões pipocam na Internet e chamam atenção por automóveis com valores até 60% mais baixos. Entretanto, muitas pessoas se deixam levar por esses preços vantajosos e acabam fechando um péssimo negócio. Isso porque quando você compra um carro de leilão, está correndo riscos de prejuízos muitas vezes incalculáveis.

Atualmente leilões de automóveis são realizados, em sua maioria, pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Receita Federal e até mesmo pelas seguradoras ou locadoras de carros. Uma dúvida comum para quem está querendo arrematar um carro de leilão é entender o porquê desses veículos estarem ali. Esse já é um ponto de extrema atenção e que pode resultar em desvantagens, que veremos logo abaixo. A procedência de um carro de leilão pode ser a mais diversa possível. Entre os motivos mais comuns estão automóveis que foram retomados pelos bancos por inadimplência no financiamento, automóveis apreendidos em blitz policial e que os antigos motoristas não conseguiram quitar a dívida para resgatar o veículo dos pátios do Detran, além de também haver modelos que se envolveram em algum tipo de sinistro, sejam eles acidentes ou que foram resgatados de algum furto.

Mas afinal quais as vantagens e desvantagens de comprar carro de leilão? Abaixo apresentamos alguns pontos importantes desse tipo de negócio e como você deve proceder na sua decisão. Confira!

Quais as vantagens de comprar carro de leilão?

Conforme já falamos acima o principal atrativo dos leilões de automóveis é a possibilidade adquirir um veículo com um valor que pode custar entre 30 a 60% a menos da tabela FIPE. Outro ponto positivo para a compra em leilões é que, em casos em que eles são realizados por órgãos de trânsito ou judiciais, a quantia gasta na compra do carro de leilão quita qualquer dívida com relação à débitos de IPVA ou demais multas que possam haver do veículo em questão. O comprador também não precisa assumir antigos financiamentos do carro de leilão.

Entretanto, é preciso atenção nesse aspecto. Porque caso o leilão esteja sendo realizado por seguradoras, locadoras, montadoras ou até em sites especializados em leilões, é possível que o comprador do carro de leilão precise assumir esses débitos, que muitas vezes podem ser altos. Além disso, existem outros aspectos que podem se tornar desvantajosos. Continue lendo e descubra.

Afinal, quais as desvantagens de comprar carro de leilão?

Antes de começar a dar os lances é preciso muito cuidado e atenção ao tomar essa decisão. O primeiro ponto importante ao participar de um leilão é saber que o comprador terá que efetuar o pagamento à vista e ter esse dinheiro já reservado antes mesmo de realizar o lance. Isso porque o cliente dá um cheque caução no ato do arremate e tem 48 horas para pagar.

carro de leilão

Como você leu acima, os automóveis leiloados possuem diferentes procedências. Dessa forma, qualquer problema mecânico que o carro possa apresentar, bem como ausência de peças, ficam por conta do novo proprietário. É comum haver carros de leilão que sofreram avarias graves, ou até mesmo perda total. Além disso, muitos carros de leilão ficam anos em terrenos abertos, expostos ao sol, chuva, poeira e sem serem ligados.

Mas você deve estar pensando: “tá, mas isso é fácil de resolver. Basta eu averiguar a mecânica do carro antes de comprar e andar com ele. ” Engano seu. O comprador de um carro de leilão não poderá testar o veículo antes, nem sequer dar a partida. A verificação é apenas visual e ocorre nos dias que antecedem o evento. Os carros vão para leilão nas condições que são recuperados e não possuem garantias.

Você corre o risco, por exemplo, de comprar um carro que sofreu algum sinistro por enchente e está com inúmeros problemas eletrônicos. É comum ouvirmos histórias de pessoas que adquirem um carro de leilão por um preço abaixo da FIPE, mas após a compra tiveram um gasto que ultrapassou o valor original do veículo nas concessionárias. E ainda não conseguindo realizar um reparo de qualidade, enfrentando constantemente gastos com mecânica.

Esse problema também pode ocorrer até mesmo em veículos que foram apreendidos por irregularidades financeiras, seja no Detran ou financiamentos atrasados. Apesar de muitos serem novos e com baixa quilometragem, é normal ver ex-proprietários, que ao se verem numa situação de risco de apreensão, protelam a manutenção e reparo dos veículos, muitas vezes até mesmo deixando estragar peças e danificando propositalmente partes do carro.

Por fim, um último ponto negativo para a compra de carro de leilão é a desvalorização alta do veículo para futuras vendas, além das possíveis complicações com seguradoras. Se você hoje possui um carro de leilão ou conhece alguém que possua e está tentando vendê-lo, provavelmente já percebeu como o valor de mercado do veículo em questão é baixo. Como qualquer carro que tenta ser vendido, as concessionárias, bem como compradores diretos avaliam o histórico e também a situação do automóvel. É possível, por exemplo, ao realizar uma inspeção veicular completa saber se houve alguma ocorrência de sinistro, leilão, débitos e até conferência do número de chassi e motor para averiguar a procedência. Tudo isso impacta diretamente no valor de mercado do automóvel, muitas vezes tornando-o extremamente desvalorizado e dificultando a venda.

carro de leilão

Como você pode perceber, existem muito mais desvantagens do que vantagens de adquirir um carro de leilão. De maneira geral, acaba não valendo tanto a pena esse tipo de negócio, correndo o risco de gerar um prejuízo ao comprador em curto, médio e longo prazo. É aquele velho ditado, o barato pode muitas vezes sair caro.

Fonte: Pemavel Veículos.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
80 View