Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Você já parou para pensar em quanto gasta todos os dias em combustível? Claro, uma alternativa é simplesmente aposentar o carro e começar a usar apenas transporte público, bicicleta ou mesmo caminhar. Acontece que isso nem sempre é possível e, por isso, é essencial aprender como gastar menos gasolina no dia a dia.

No artigo de hoje, separamos algumas dicas que vão te ajudar nesta missão tão importante. Vamos lá?

1- Evite acelerar excessivamente

A primeira dica para economizar com gasolina é não acelerar demais o carro. O lema é não ter pressa. Lembre-se que uma rotação elevada vai jogar o consumo do seu motor nas alturas, ocasionando um gasto desnecessário.

O ideal é que, sempre que possível, você fique de olho no conta-giros. Descubra, no manual do veículo, qual é o chamado regime de torque máximo do motor, que significa a rotação em que ele entrega a maior força. O ideal é não passar desse número, e procurar ficar entre ele e 1.000 rpm abaixo.

Alguns dos modelos mais modernos possuem até indicadores que mostram o tempo certo para trocar de marcha. Além de economizar gasolina, isso é de grande utilidade para motoristas que começaram agora a dirigir.

2- Desligue o ar-condicionado

Andar com o ar-condicionado desligado pode fazer o seu veículo gastar menos gasolina em até 10%. Mas depende. Na cidade, como a velocidade é reduzida, é ideal manter o ar-condicionado desligado e o vidro aberto. Ligá-lo só se realmente for muito necessário. Na estrada é o contrário, se você estiver com o vidro aberto terá de acelerar muito, então é melhor vidro fechado e ar-condicionado ligado.

3- Não deixe o carro em ponto morto

Andar com o carro em ponto morto, em uma descida ou no impulso, gasta mais combustível do que se o veículo estiver engrenado. Isso acontece porque o sistema de injeção interpreta que o carro está em marcha lenta, o que gera mais consumo de combustível. Porém essa dica não é válida para carros carburados.

4- Calibre os pneus

Manter os pneus do carro bem calibrados pode ser a principal forma de gastar menos gasolina, pois os pneus desregulados podem forçar um maior consumo de combustível para que o carro apresente um bom desempenho. O ideal é que todos os pneus sejam calibrados e conferidos ao menos uma vez por semana.

5- Fique em dia com a manutenção preventiva

Outra maneira comprovada de gastar menos gasolina é deixando a manutenção do seu carro em dia. O mais interessante é que isso deve incluir atitudes que envolvem os mais diversos sistemas do veículo. Uma suspensão em dia, por exemplo, ajuda no desempenho, aproveitando com mais eficiência a potência do motor.

Como falamos no tópico anterior, pneus também são muito importantes nesse aspecto e devem estar calibrados de acordo com as recomendações do fabricante. O jogo de velas precisa ser trocado exatamente de acordo a quilometragem recomendada pela montadora, pois se a queima ficar irregular isso vai refletir diretamente no aumento do combustível injetado.

6- Cuide com o peso excessivo no carro

Outro problema comum que pode atrapalhar o seu veículo a gastar menos gasolina é o peso excessivo carregado pelos veículos. Desta forma, o melhor a se fazer é retirar do carro todos os itens que não tem utilidade durante seu uso. Manter muitos objetos no porta-malas, por exemplo, é um fator que pode contribuir para um carro mais pesado e um consumo maior de combustível por consequência.

7- Evite acelerar o tempo todo

Manter a aceleração constante ajuda a gastar menos gasolina. De acordo com estudos da área, é possível notar até 75% a mais de consumo quando o condutor freia e acelera demais.

8- Troque os filtros de ar

Os filtros de ar também são importantes para o consumo de combustível de um carro, devendo ser mantidos sempre limpos e sendo trocados quando estiverem sujos. O ideal é que esta troca seja feita a cada dez mil quilômetros rodados.

9- Feche os vidros do carro

Andar com os vidros totalmente abertos aumenta em até 10% o consumo de combustível, porque prejudica a aerodinâmica. Ou seja, o carro tem que lidar com mais resistência do ar, o que significa mais esforço para seguir em frente. Portanto, manter as janelas fechadas ou com apenas uma frestinha aberta é mais uma forma de gastar menos gasolina, diesel, etanol e gás natural.

10- Saiba qual gasolina utilizar no seu veículo

É importante que se saiba sempre qual o tipo certo de gasolina colocar em seu carro, pois assim você vai gastar menos gasolina. Utilizar gasolina comum ao invés da aditivada, por exemplo, gera uma economia significativa devido aos centavos economizados por litro, sendo ainda o desempenho dos dois tipos de gasolina muito parecido.

Da mesma forma, conhecer o local em que se abastece o carro é muito importante, pois irá garantir a qualidade e procedência da gasolina, evitando que se utilize um combustível de baixa qualidade ou até mesmo adulterado. Assim, você não coloca em risco o desempenho do seu carro, nem a economia.

Concluindo

Muitas são as dicas para gastar menos gasolina, mas de nada adianta você apenas ler e não colocar em prática. Comece hoje mesmo a realizar os testes no seu veículo e perceba como você vai economizar ao longo dos dias.

Texto: Pemavel Veículos.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
225 View