Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Os veículos possuem inúmeros acessórios de carro com único objetivo: mantê-los funcionando perfeitamente. Cada um desses componentes é composto por diversas peças responsáveis em manter o motor, injeção eletrônica e elétrica funcionando de maneira correta.

Em meio a tantas peças, saber o nome de cada uma delas é uma tarefa complicada, exige o mínimo de conhecimento sobre o assunto e um pouco de paciência. Algumas dessas peças possuem nomes fáceis para serem memorizados e outros nomes complexos e até bem estranhos. Além disso, uma prática muito comum no meio automotivo são os “apelidos” das peças, dados por mecânicos e funcionários de lojas de automóveis.

Existem inúmeros nomes esquisitos para acessórios de carro e, muitas vezes, a função não é tão fácil de decifrar assim. Por isso, saber o básico dá a você uma certa segurança e autonomia, e possivelmente te livrará de grandes prejuízos.

Para te ajudar em uma próxima visita a oficina, vamos te apresentar 15 acessórios de carro, com apelidos e resumo das funções. Vale destacar que alguns mudam de nome dependendo do modelo do carro. Vamos lá?

  • Burrinho de freio

Burrinho de freio

É um cilindro hidráulico que faz parte do sistema de freios do carro. Em cada roda do carro há uma peça dessas que está ligada a um “burrinho mestre” que responde ao pedal de freio. Quando o motorista aciona o pedal, um pino penetra no cilindro “burrinho mestre” e faz com que o fluido de freio seja liberando para os burrinhos das rodas acionando assim os freios. Um nome de acessórios de carro bem bizarro e superengraçado, né?

  • Árvore de Manivelas

Localizado junto ao bloco do motor, o virabrequim, ou árvore de manivelas como também é conhecido, é um eixo que gira e recebe a força dos pistões, por meio das bielas e repassa para o sistema de transmissão em forma de torque.

  • Cebolinha de Temperatura

Cebolinha de Temperatura

O sensor de temperatura, ou cebolinha de temperatura, normalmente está conectado ao motor do veículo ou do equipamento e é responsável por fazer a medição da temperatura, transmitindo o sinal para o indicador localizado no painel ao condutor ou operador responsável por fazer o monitoramento. Utilizado em diversas aplicações como motores estacionários, veículos pesados, máquinas agrícolas e outros.

  • Cebolão do Radiador

O cebolão do radiador é uma das peças de acessórios de carro indispensáveis para o seu bom funcionamento.  Muitos pensam ser um sensor, mas nada mais é que uma espécie de válvula que ativa o eletroventilador quando a água atinge a temperatura que o fabricante determina ser adequada para a plena proteção do motor. Normalmente esse cebolão fica localizado no radiador e deve ficar livre de qualquer tipo de oxidação. Um dos problemas mais comuns, além da queima da peça é o isolamento por zinabre do contato com a água, provocando mau funcionamento.

  • Sapata de freio

Sapata de freio

As sapatas fazem parte do Freio a Tambor e são classificadas em primárias e secundárias. A primária é quando o sentido de aplicação de força é o mesmo de rotação do tambor, isso ajuda no melhor contato entre lona e tambor. A secundária é quando o sentido é contrário ao do tambor, reduzindo o atrito.

  • Puta merda

Nada mais é do que um daqueles acessórios de carro situado logo acima da janela, na parte interna, utilizado para colocar a mão ou pendurar um cabide.

  • Santantônio

Santantônio é uma barra (ou conjunto de barras) que os conversíveis e demais carros de teto aberto possuem atrás dos passageiros, para evitar que em caso de capotagem, os ocupantes sejam esmagados pelo peso do carro. Muitos conversíveis atualmente dispensam esse acessório, seja por que possuem o para-brisa reforçado, ou ainda uma versão atualizada do equipamento, que só se posiciona se o carro detectar possibilidade de capotagem.

  • Homocinética

acessório e peça-Homocinética

Essa bombou na internet! Quem não viu o meme da esposa que confunde esses acessórios de carro com o nome de uma outra mulher? Não passa de uma peça comum e que todos os carros de tração dianteira possuem.

  • Flauta

Flauta nada mais é do que o bico injetor. Até que esses acessórios de carro foram fáceis de imaginar o que eram, né? A válvula injetora de combustível, mais conhecida como bico injetor, é fundamental no sistema de injeção eletrônica para que o carro tenha eficiência tanto em economia, quanto em desempenho.

O bico injetor é responsável por pulverizar o combustível de maneira estequiométrica na câmara de combustão, através de pulsos elétricos comandados pela ECU, mais conhecida como módulo de injeção.

  • Pinhão impulsor de partida (bendix ou catraca):

Esses acessórios de carro tem a função de transferir a rotação do motor de arranque para o de explosão, através de um sistema de embreagens.

  • Pinça de Freio

Utiliza a pressão recebida do cilindro mestre para comprimir as pastilhas do freio contra os discos, fazendo com que a velocidade da roda diminua até que o veículo pare.

 

Texto: Pemavel Veículos/Adaptação de texto: Agência Netshare.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
45 View